domingo, 10 de janeiro de 2010

vivendo as escolhas

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que tu cativas!"

Essa famosa frase de Saint-Exupéry é minha filosofia de vida desde que me entendo por gente (sim há muitos anos mesmo, porque li 'O Pequeno Príncipe' ainda criança).

O 'cativas' da frase pode ser fácilmente substituído por 'escolhes'.

Somos nós que fazemos nossas escolhas. O tempo todo estamos optando por esse ou aquele caminho a seguir. E às vezes nem nos damos conta. E quando percebemos, já estamos colhendo o que plantamos, vivendo o que escolhemos.

Nem todas as escolhas são acertadas.

Acho que sempre que opto por algo em minha vida é porque quero o melhor pra mim. Mas será que sei o que é melhor pra mim?

O que sei é que tento sempre fazer o melhor e sinto que, na maioria das vezes, acerto.

Mas como não sou perfeita, às vezes pego um atalho, sigo toda prosa e quando vejo.... caminho errado, escolha errada. Quando dá, corro muito o caminho de volta, me perco , me acho, mas chego no início e começo tudo do zero. Mas nem sempre dá pra voltar e começar de novo. O tempo não deixa. Nesses casos, não há que se revoltar, tem que haver aceitação. Viver aquilo que se escolheu. Da melhor maneira possível.

A vida passa rápido e vai nos levando, nos guiando, nos permitindo escolher e decidir.

Acredito que não existe uma pessoa se quer na face da terra que vive só de escolhas acertadas.

Isso me conforta um pouco: saber que não sou a única a quebrar a cara às vezes. Que não sou anormal.

E quando me deparo com o muro, e a vida não me permite retornar ou pulá-lo, eu simplesmente aproveito a sombra que ele me oferece, sem reclamar.

Nenhum comentário: