terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O que o Aterro significa pra mim

Nem sempre valorizamos o que temos. É verdade! Às vezes é preciso até perder algo para dar o merecido valor. Isso acontece com tudo na vida.
Eu posso afirmar categoricamente que dou valor a tudo que tenho. Tudo mesmo. Desde a minha saúde até a minha cama aconchegante. Valorizo minha família, minha vida, meus amigos e as coisas que tenho. Valorizo cada um com uma intensidade diferente, é claro. Por exemplo, não valorizo um bem material mais do que ele mereça. Não é prioridade em minha vida. Valorizo muito mais meus momentos, meus dons, meu 'eu', minha felicidade.
Acho que cada coisa tem seu valor.
Por que estou falando de valores? Porque hoje estava voltando do trabalho, de ônibus, Aterro do Flamengo, dia claro (horário de verão), vento no rosto e com meus botões, pensando: que coisa linda este lugar!
O Aterro do Flamengo é um lugar lindo, por onde passo duas vezes no dia, sete vezes na semana. É um lugar que me remete à minha infância e adolescência (meu Deus! quanto tempo se passou! rsrsrs)! Durante todo o período que morei em São Paulo, minhas férias eram no Rio. As tão esperadas férias escolares. E aí, meus pais faziam nossas malas (e eram muitas...), preparavam um lanchinho e vínhamos nós:
São Paulo-Rio. Rodovia Dutra (naquela época, era todo emburacada!!!), 6 horas de viagem, não sei quantos 'mil' quilômetros e milhares de perguntas (já chegou? falta muito? estamos em que cidade? já passou Resende? já passou a Serra das Araras? - coitados dos meus pais! busto de bronze pra eles)!!!!! Enfim, chão pra caramba!
Tá, e o que é que isso tem a ver com o lance dos 'valores' que eu estava falando?
Vou explicar: quando chegava na avenida Brasil, já no Rio, meu relógio biológico me despertava e eu acordava! Era o momento mais esperado: sair da Brasil, pegar o elevado, Perimetral e pum: CAIR NO ATERRO!
Gente, era tudo! O Aterro significava muito pra mim! Era o 'início' das minhas férias, o 'início' do Rio e o 'fim' de São Paulo. Ali a nossa viagem terminava! Aquele cheiro (que até hoje consigo sentir), aquelas árvores passando por mim, aquelas luzes, aquele verde sem fim, o 'Cristo' chegando, a Marina ficando pra trás, os carros passando, a expectativa de diversão...

E eu estava hoje no ônibus, com meus botões, pensando justamente nisso: o que esse lugar significa hoje pra mim! Significa o meus 'gás ' pra começar o dia, significa minutos que posso estar com meus botões, significa o renovo que preciso pra voltar pra casa e encontrar meus amores!
E aí vem a moral dessa minha conversa com meus botões: tantos lugares lindos nesse nosso Brasil de Meu Deus, e muita gente não dá o valor merecido pra nossa Terrinha!

Eu, mais uma vez, valorizo as coisas que Deus me permite ter, ver e viver!
Viva o Rio de Janeiro!


5 comentários:

Giselle Rocha disse...

adorei!! parece até q eu fiz o texto, pq passei por tudo tb!!! hehhe

Alê disse...

dá uma saudade daquela época boa, né Gi?

Maressa R. Prado Cacau disse...

adorei! vc se expressou tão bem q pude até sentir um pouco das suas sensações!

bjo prima!

Poeti$a $em IndereÇo disse...

eu estou indo pra Bienal da UNE. e vamos acampar lá! até agora nao tou acreeditando ki vou conhecer esse lugar maravilhoso! preciso de um texto comom guia turistico no Rio. põe aí pra gente! srssrrsrsr. obrigadoooo

Karol disse...

Eu tb gosto mto do aterro! meu pai trabalha lá,e sempre que posso vou lá,tiro foto na praça Paris e passeio feriados por lá naquelas pistas. tenho fotos criança em uma daquelas pistas com uma coca-cola na mão e um carrinho de boneca,rs! realmente o aterro é um dos lugares que o carioca tem que ter orgulho de ter tão pertinho!