domingo, 6 de dezembro de 2009

VAIDADE X ESCRAVIDÃO



Estava voltando de um exame de rotina, quando entrei no elevador lotado. A pressa e o calor não me permitiram descer quatro andares de escada! Não demorou nem 30 segundos pra chegar no térreo, mas foi tempo suficiente pra saber o que duas mulheres conversavam.

mulher 1: 'Naquela época, não tinha esse negócio de ser bonita ou feia. Naquela época, qualquer mulher se casava. Bonita ou feia, tinha marido!'
mulher 2: 'Mas naquela época tinha escravidão. Você seria escrava!'
mulher 1: 'Deus me livre, me matariam, mas eu não seria escrava! Prefiro viver nos dias de hoje, sem homem, mas livre!'

Meu Deus! Saí de lá batento altos papos com meus botões!

As mulheres que protagonizaram essa cena, eram negras. Falavam de beleza e, pelo que pesquei, de 'solteirice'!
O que será que elas falavam antes de eu entrar no elevador?
Bem, o que pude concluir que a mulher 1 prefere ser solteira e livre a ser casada e escrava.
Concordo plenamente! Eu também teria faria essa escolha se pudesse!
Mas vamos à minha 'viagem'!

Naquela época não existiam padrões de beleza como hoje porque também não existiam a tecnologia e os cosméticos que existem hoje! Mas hoje, a escravidão é diferente. Muitas mulheres são escravas! Sim, ESCRAVAS DA BELEZA! Escravas da vaidade!
Independente de estado civil, exite muita mulher que 'serve à estética'! E 'serve' por livre e espontânea vontade. São mulheres que se preocupam com a beleza exterior mais do que qualquer outra coisa. Mulheres que se arriscam em procedimentos cirúrgicos, gastam horas e horas em academias, empenham dinheiro alto em roupas e cosméticos!
Vivemos uma escravidão opcional! As pessoas escolhem servir o corpo!

E eu? Bom, eu sou uma mulher que não sai de casa sem maquiagem, que se preocupa em esconder as olheiras, que só faz as unhas em ocasiões especiais, que só pinta o cabelo por conta dos fios brancos que insistem em crescer (e me fazem ir ao salão gastar os tubos e meu precioso tempo com coloração), que não fica sem brinco e anda perfumada. Sou aquela que está sempre de dieta (na esperança de entrar nas roupas que usava antes da gravidez), mas que não passa fome e nem faz loucuras por conta da balança. Sou aquela que aceita as fases naturais da vida, que não pratica esportes (sei que deveria) e que mora a uma quadra da praia e caminha de vez em quando (sei que deveria caminhar diarimente). Enfim, sou aquela mulher que se preocupa muito mais com as questões espirituais e intelectuais.

Não critico a vaidade alheia e nem acho que as mulheres tem que se descuidar. Pelo contrário! Apenas acho que deve existir o bom senso (como em tudo na vida). Nada de exageros. Nada de escravidão. Sem aquela história de 'só sair de casa com os cabelos escovados e alisados' (até porque também há beleza nos cachos!)! Sem aquela história de se privar de comer um docinho por conta da magreza 'Kate-Moss-niana' (gostaram?). Nada de depressão por não usar o manequim 36 que a sociedade prega como padrão de beleza! Nada de seguir os padrões de beleza exagerados da mídia!

Vamos viver as singularidades! Vamos viver a beleza interior! Vamos viver nossa beleza (que não está nas capas de revistas)! Vamos viver OS NOSSOS padrões de beleza! Vamos nos amar do jeito que somos!!
Vamos escolher uma vaidade LIVRE DE PADRÕES!

Por fim, ainda bem que a escravidão dos negros foi abolida (coisa absurda de se acreditar que existiu um dia...)!

Quem será a próxima 'Princesa Isabel' que vai nos libertar das amordaças da vaidade?

4 comentários:

Maressa R. Prado Cacau disse...

ótima reflexão! sempre penso nisso... como tem mta mulher sofrendo por achar q não atende ao "padrão", a tal escravidão voluntária (ótimo termo, Ale!).

Penso q só as q sabem bem quem são, q sabem seu propósito nessa vida, não se submetem a isso. as outras, ainda tao procurando o sentido da vida, e buscam a aceitação através do apelo estético.

Alê disse...

é isso aí mari! falou sobre propósito e disse tudo! O verdadeiro sentido da vida está em Deus! bj e saudades d vc

Unknown disse...

Bom saber que eu tenho uma irmã que escreve muito bem! Na verdade já sabia, mas não fui informado sobre os botões!
bjs

Alê disse...

AGORA QUE JÁ SABE DOS BOTÕES, VOLTE SEMPRE!!
BJK