sexta-feira, 29 de outubro de 2010

por que dar limites dói?


ter filho é o que há de melhor nesse mundo!
e é o que há de mais desafiador também!
é um amor que não se mede.
uma responsabilidade que não acaba.

eu tenho uma filha.
não sei se terei mais filhos.....

educar dá trabalho.
mas pior é dar limites. isso dói na alma.
rasga o coração.

e existe um auto-julgamento que nunca acaba.
será que errei na dose? será que estou certa?
ando me julgando muito.... tá doendo.

eu poderia ignorar os limites, deixá-la mimada/insuportável, e criar um adulto imbecil.
(isso tem muito por aí)
mas prefiro ter meu coração dilacerado e ensinar o que pode e o que não pode, e dar a ela chance de ser uma adulta coerente, que respeite os limites e as pessoas e que tenha (pelo menos) um pingo de ética.

dar limites a um filho é como dar uma vacina.
dói, mas é preferível sentir essa dor cedo do que viver as conseqüências mais tarde.