quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

é preciso saber ouvir

dentre as 10.987 coisas que me questiono e ainda não encontrei a resposta, encontra-se a seguinte pergunta:

POR QUE O SER HUMANO, EM SUA MAIORIA, NÃO SABE OUVIR?

muito fácil falar tudo o que se pensa. difícil é ouvir o que pensam de você.
se Deus nos deu 2 orelhas e 1 boca, será que isso não significa algo?
saber ouvir é uma dádiva. saber assimilar o que presta, outra dádiva. parar para refletir depois então....
não se pode ser dono de todas as verdades. não se pode estar sempre com a razão. as coisas não devem ser sempre do seu jeito. você não é o centro do mundo.
temos que nos colocar sempre no lugar do outro. e se fosse com a gente? será que eu gostaria? será que seria legal alguém simplesmente virar as costas pra mim e sair andando só porque não quer ouvir as minhas verdades?
penso que pessoas com esse comportamento são, em sua maioria, medrosas.
sim. medo de ouvir uma verdade. medo de perceber que está errado. medo de sofrer.
mas ora, sem sofrimento, sem verdades, não há crescimento. e o medo deve ser encarado de frente, nem que isso custe reconhecer que se está errado, ceder, chorar e sofrer.
do contrário, com o tempo, não haverá mais ninguém ao seu lado para você virar as costas!

Um comentário:

Luisa Dias disse...

Alê, pensei nisso ontem, que às vezes não gosto muito de ouvir, que gosto de falar (muito), mas não me exponho o suficiente para que me digam certas verdades. É um medo que preciso vencer na relação com meu filho, com meus amigos, para que eu não me sinta, no final de tudo, sozinha.