segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

sobre amar sem possuir

eu TENHO mãe, pai, marido, irmãos, filha, amigos.

(eu TENHO.
TER.
POSSUIR.)


MINHA filha, MINHA mãe, MINHA irmã.
MEU pai, MEU marido, MEU irmão, MEUS amigos.


(MEU, MINHA.)


esses dias me peguei refletindo sobre quão forte e possessivo é usar essas termos.
tipo, vamos analisar: o marido é MEU.

certo ou errado?

errado!!!

o marido não é MEU, ele ESTÁ comigo.
ESTÁ comigo porque sou uma companhia agradável, porque tem interesse em passar seus dias ao meu lado, ESTÁ comigo porque temos objetivos em comum, porque se sente feliz ao meu lado, porque temos uma filha juntos, porque nos damos bem e nossa convivência é ótima. enfim, o marido ESTÁ comigo porque me ama e é muito amado por mim.

diante do exemplo acima você me pergunta em pensamento:
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah, mas Alê, e seus irmãos, pais e filha? não são seus? não possuem vínculo sanguíneo com você?

eu te respondo:
são MEUS até certo ponto! estão LIGADOS à mim através de laços sanguíneos e de amor.
Deus nos escolheu para vivermos na mesma família e para termos laços.
assim como o meu marido está ligado à mim através de laços de amor e nesse caso, nós pudemos fazer a escolha.

quando digo que os termos são possessivos é porque para determinadas pessoas, o uso dessas palavras podem ser levados à risca.

no sentido literal dos termos, eu afirmo: ninguém é meu!! eu não tenho posse da vida de ninguém. a única vida que tenho posse é a minha.
nem a vida da minha filha é minha. está sob meus cuidados, mas não é minha. é dela. e o dia que ela tiver discernimento para se cuidar sozinha, vai seguir seu rumo, perto ou longe de mim. vai viver a vida dela.

e é assim que funciona. não somos donos de ninguém.

minha filha vai crescer e vai olhar pra trás e vai ver que eu e o pai dela a ajudamos à crescer e se tornar uma bela mulher. e tenho certeza, vai nos agradecer por termos andado de mãos dadas com ela até o momento que estiver apta à andar sozinha. e vai fazer suas escolhas, seguir seu caminho. e eu e o Di estaremos por perto, sempre à postos para ajudar e apoiar nossa preciosidade, nosso maior amor.

não entendo como tem gente que confunde amor com possessão.
amar e ser amado é um exercício diário de respeito. se há sentimento de posse, não há respeito.

amo muito, MEU marido, MINHA filha, MEUS pais, MEUS irmãos, MEUS familiares e amigos.
amo muito, mas não possuo nenhum deles. e nem quero possuir. nunca.
e isso não faz do meu amor menor ou pior que o amor de alguém possessivo.

quero eles perto de mim sempre, recebendo meu amor, minha fidelidade e meu respeito!
e quero que seja seja sempre de livre e espontânea vontade.
não quero ninguém ao meu lado por obrigação ou por que tem algum tipo de ligação comigo.

e então, se for desse jeito, vai ser sempre prazeroso porque saberei que as pessoas que estão ao meu lado, estão porque me amam pelo que sou, e não porque as possuo!




Nenhum comentário: