quinta-feira, 16 de setembro de 2010

mary e max

o meu marido é movido à filmes. quando não tem nenhum filme inédito ou interessante passando em um dos 3.598 canais da tv por assinatura, nem disponível na locadora ele senta em frente ao computador e procura algum pra baixar (ou em último caso, assiste um repetido na televisão mesmo)!
sério! no início do nosso namoro, há mais de 10 anos, eu achava que ele tinha sérios problemas! juro! o tempo passou e até hoje não sei se realmente ele sofre de algum distúrbio por ter perdido as contas de quantas vezes assitiu 'o poderoso chefão'! o que sei é que acostumei com essa obsessão por filmes!! e confesso, às vezes entro na onda dele!
bom, nem sei porque estou falando das neuras do di aqui.... na verdade, quero falar sobre um filme lindinho que ele baixou e me apresentou no último domingo!!
'gata, olha que animação fofinha que eu baixei!! vamos assistir?'
e já foi dando o play e eu nem pude negar (às vezes eu nego!).
e realmente foi uma das animações mais lindinhas que já assisti nos últimos tempos!!
chama MARY E MAX!
é uma animação longa-metragem de stop-motion (cult e super premiada) escrita por Adam Elliot que conta a história de amizade de uma menina australiana de 4 anos, Mary Daisy Dinkle, e um homem americano, Max Jerry Horowitz, de 44 que se correspondem por carta. São dois personagens solitários que tem suas vidas cruzadas pelo ac
aso: uma página aberta da lista telefônica!
não sou muito boa em ficar fazendo sinopses de filmes! mas posso dizer que trata, também, de pen-pals (amigos de correspondência)!

tudo no filme me chama atenção, principalmente a troca de cartas!!!
isso é uma coisa tão rara hoje!
esses dias eu estava pensando sobre isso!
eu acho que os correios sobrevivem de sedex e de mala direta das empresas! só pode!
porque com a tecnologia, as cartas ficaram para trás!
e falo isso de cadeira!
quando mudei pra sampa em 91, deixei no rio uma melhor amiga e uma prima (tenho várias primas, mas essa sempre foi minha amiga de confidências)!! ah, tinha uma prima em cruzeiro-sp também!
trocávamos cartas semanalmente! eu, me lembro como se fosse hoje: voltava da escola e ia direto na portaria para ver se tinha alguma carta pra mim!
era uma espera gostosa. e quando eu escrevia, caprichava na letra (porque minha letra sempre foi uma garrancho), colava adesivo, mandava foto, usava caneta colorida e tudo que tinha direito! desenhava até no envelope! depositava ali todo o meu carinho!
e naquela época (uó falar naquela época!! coisa de velha!) não tinha essa concorrência acirrada de empresa telefônica, não! o ddd era caro pra caramba!! então, eu recorria à boa e velha carta!!
era muito bom!!! tenho muitas saudades!

aí, o tempo passou, a tecnologia chegou! trouxe muita coisa boa, fato incontestável! mas como nada é perfeito, levou embora as cartas!!!
hoje, são os emails que tomaram o seu lugar! é bom porque é rápido e tal, mas nada como a boa e velha carta. tem todo um romantismo! (tô me sentindo com 70 anos falando desse jeito.....)
tudo bem que se não existisse internet hoje em dia eu talvez não praticasse mais a amizade por correspondência, afinal, filha e marido tomam tempo!!!
as coisas vão ficando mais rápidas e ágeis e as formas de comunicação tem que acompanhar também! não sou contra a tecnologia, pelo contrário! AMO! mas tenho saudades dessa época gostosa que ficou lá trás e que nunca irá voltar!! sempre me lembrarei com muito carinho!!

bom, fica a dica do filme! depois me digam o que acharam.....

Um comentário:

Luisa Dias disse...

Alê, vou colocar na minha lista... por causa da sua dica e porque também morro de saudades das cartas que agora enfeitam meu baú de lembranças. O Tomás sempre me pergunta, mamãe, além de conta, nesta caixa de correio não tem nada para mim não? Bjos e bom final de semana!