Sábado fui bater perna no Centro do Rio de Janeiro, mais precisamente no Saara (comércio popular do Rio). Sol escaldante, muita gente (mas muita mesmo), sacolas, sede, leque, mais gente, preço baixo e muita falta de eduação. É gente se esbarrando o tempo todo.
Eu não suporto lugares lotados de gente, ainda mais se ficam se 'encostando em mim'.
Bom, lá pelo final do meu 'passeio', entrei em uma loja de artigos para artesanato que tem de tudo. Mas tudo mesmo. Desde botão até penas para fantasias.
A fila quilométrica. 667 mil pessoas dentro da loja. E eu lá, me abanando e com cara poucos amigos.
Entrei na fila. Fazer o que? Tem que pagar, né?
Pois bem, logo atrás de mim, 'encostou' uma senhora baixinha cheia de coisas. A fila andou. Andei. A senhora andou também e me 'encostou'(usarei esse termo mas deveria usar aquele termo usado pelos homens quando fazem o mesmo em alguma mulher: enco....)
Voltando. Olhei para trás e fiz uma carinha de 'não gostei'. Ela percebeu. Dei um passo a frente e 'desencontei'. A fila andou de novo. A senhora me 'encostou' mais uma vez, pela segunda vez. E pela segunda vez olhei com cara de poucos amigos. E ela novamente notou que não eu não tinha gostado.
(Cabe a mim explicar que quando ela me 'escontava', não era um encostar de 'relar' e pronto. Ela encostava e ficava 'grudada em mim'. Me passando todo seu 'calor humano'! Coisa totalmente desnecessária naquela hora: receber calor humano, o meu já me bastava!)
Na terceira 'encostada', virei-me gentilmente e pedi: 'A Senhora poderia manter uma certa distância de mim, por gentileza? É que está bem quente, não acha?'
Ela finalmente 'desencostou' e ainda resmungou. Continuei na fila interminável, num calor insuportável. Mas aguentei firme e de lá voltei pra casa.
Ah, gente! Pelo amor de Deus! Tem certas coisas que não precisam ser ditas. Educação é tudo. Bom senso também!
Não, eu não sou intocável. Mas diante de toda a situação, não há quem aguente.
Será que ela achou que me 'encostando' chegaria mais rápido ao caixa?
Ela deve pertencer ao grupo de pedestres que aguardam para atravessar no meio da rua. Aqueles que não respeitam faixa de pedestre e ficam no meio da rua mesmo! Descem a calçada e acham ruim quando um carro não desvia deles. Sim, porque os carros tem que desviar quase uma pista pra não atropelar esse povo desesperado. Isso quando não atropela.
O que será que passa na cabeça desse povo, hein? Sei lá... de repente é o mesmo que passa na cabeça dos motoristas que páram em cima da faixa de pedestres ou fecham cruzamentos!
Eita povo apressado e sem senso que habita esse mundo....
Como diz a Manu: "cruix kedu"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário